Faça pagamentos para os profissionais em lote!
O módulo de Fechamento tem como objetivo realizar, a partir dos relatórios financeiros do Pega Plantão, uma remessa bancária.
O arquivo de remessa é um documento enviado ao banco para sinalizar a emissão de vários pagamentos. Esse arquivo contém todos os dados que o banco precisa saber sobre este pagamento.
Solicite mais informações sobre o módulo de Fechamento através do e-mail suporte@pegaplantao.com.br
Bancos atualmente disponíveis:
- 237 - Bradesco
- 341 - Itaú
- 033 - Santander
- 748 - Sicredi
- 756 - Sicoob
1. Contas Bancárias
Em Configurações > Contas Bancárias é realizado o cadastro da conta da empresa, esta será a conta de onde será feito o pagamento.
*Algumas instituições possuem um código do convênio únicos para cada cliente. Para mais detalhes, entre em contato com seu banco.


2. Profissionais
Em Profissionais > Financeiro inserimos os dados bancários do profissional, são estes dados que irão compor o arquivo remessa que será lido pelo banco.

Operação: Utilize CC para conta correte e PP para conta poupança.
Para pagamento de pessoa física, preencha apenas o CPF.
Para pagamento de pessoa jurídica preencha o CNPJ e a Razão Social.
Uma ótima maneira de conferir e validar os dados bancários dos profissionais é através do relatório Dados Bancários.

3. Relatórios
É através dos relatórios que fazemos o fechamento, existem 3 relatórios que podem ser usados para gerar um fechamento, confira:
- Financeiro Consolidado
- Este relatório trás o valor previsto dos plantões. O valor definido de cada plantão.
- Após conferir e validar valores/filtros/quantidades, é hora de criar o fechamento, há um novo botão chamado "Criar Fechamento".
- Financeiro com Bonificação [beta]
- Este relatório trás o valor previsto dos plantões + as regras de bonificação configuradas para cada profissional. Porcentagens e valores adicionais por mês.
- Após conferir e validar valores/filtros/quantidades, é hora de criar o fechamento, há um novo botão chamado "Criar Fechamento".
- Financeiro Entrada Saída C/ Tolerância:
- Este relatório trás o valor realizado do plantões. Com base no registro entrada e saída do profissional o valor proporcional a duração realizada pelo profissional, seguindo a regra de tolerância cadastrada.
- Após conferir e validar valores/filtros/quantidades, é hora de criar o fechamento, há um novo botão chamado "Criar Fechamento".

- Defina um nome para o fechamento, ele será utilizado para identificar este pagamento.Exemplo: H1M - CIRURGIA GERAL (01/09-30/09)

- Após criado o fechamento, você será redirecionado para o módulo financeiro.
4. Fechamento
Em Financeiro > Fechamento é onde interagimos com os fechamentos realizados.
Aqui podemos:
- Filtrar pelo nome do fechamento ou pela data.
- Visualizar qual o período de determinado fechamento.
- Qual o valor total e quanto já foi pago.
- O Status daquele fechamento.

4.1 Dentro de um Fechamento
Ao clicar em um fechamento, vamos para a tela onde validamos os dados bancários dos profissionais, além dos plantões e valores. É aqui também que iremos gerar o arquivo remessa.
Confira:
- O Status dos dados cadastrais dos profissionais. Caso haja algum erro no preenchimento da tela de dados bancários como: CPF, banco, conta ou agência o sistema irá avisar para que possa ser corrigido.(Só entram na remessa, profissionais que estão com os dados todos corretos)
- Podemos clicar no nome de um profissional para ir diretamente para seu cadastro e corrigir os dados incorretos/incompletos.
- Após corrigir os cadastros, podemos clicar no botão "Validar Dados Cadastrais" para que o sistema faça a conferência novamente.
- Com os cadastros corretos podemos ir para o próximo passo, criar uma nova remessa.
- Aqui podemos ver os valores de maneira mais detalhada.

4.2 Criando uma Nova Remessa
Após clicar no botão "Nova Remessa" iremos:
- Escolher de qual banco iremos realizar o pagamento, escolha o banco cadastrado no passo 1.
- Caso deseja realizar um agendamento, escolha uma data para efetuar o pagamento. Quando não preenchida, é gerada com a data atual.
- Uma porcentagem da remessa a ser gerada, por exemplo, realizar um pagamento de 75% do valor total, e futuramente realizar outra remessa com os 25% restante.
- Aqui escolhemos a conta cadastrada também no passo 1.
- Após preencher e conferir todos os campos, iremos gerar o arquivo remessa. Neste momento será feito o download de um arquivo com a extensão ".REM" que deverá ser importado no banco para dar sequencia no pagamento.

- Depois de processar a remessa, o banco irá gerar um arquivo de retorno que deve ser importado no Pega Plantão. É através deste arquivo que iremos saber o que foi pago, para quem, se deu algum erro ou algo assim.
- Fique atento pois o banco pode gerar vários retornos para cada pagamento.Por exemplo: assim que realizada a remessa, o banco irá gerar um retorno informando que todos os pagamentos foram agendados.No dia útil seguinte, ele irá gerar outro retorno, agora informando que os pagamentos foram efetuados.
- Entre em contato com seu banco para mais informações sobre como funcionam os retornos e prazos para pagamento.

- Um fechamento pode ter várias remessas e vários retornos, você pode conferir todos os que foram gerados nessa aba:

- Navegue entre as abas "Fechamento", "Remessa" e Retorno.
- Verifique quando aquele arquivo foi gerado.
- Expanda para ver mais detalhes.
5. Coordenadores
Por padrão, após habilitada a funcionalidade, apenas o usuário Master vem com ela disponível. Porém é possível dar acesso a outros coordenadores.
Acesse: O perfil do coordenador > Aba Áreas > Fechamentos.

Com essa permissão, o coordenador poderá:
- Criar novos fechamentos a partir dos relatórios. (E apagar os fechamentos já existentes)
- Gerar novos arquivos de remessa e importar os arquivos de retorno.
Pontos importantes
- Depois de realizado o fechamento, alterações realizadas nos plantões (que o compõe) em nada afetam o fechamento, alterações nos valores e até mesmo exclusão dos plantões NÃO afetam o fechamento.
- A validação realizada pelo sistema no passo 4.1 item 3 valida apenas se o campo está preenchido no formato correto e com a quantidade correta de caracteres. Se o CPF ou a conta existe mesmo, é uma validação realizada pelo banco.
- Homologue a ferramenta antes de colocar ela em prática, faça pequenos testes para validar e conhecer a ferramenta. Em alguns casos é necessário algum pequeno ajuste.
- Verifique com o seu banco o que é necessário antes de começar a enviar remessas, em alguns casos é necessário ativar / obter dados complementares.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.