Dentro do Pega Plantão existem algumas maneiras do profissional efetuar uma troca de um plantão com outro colega, este artigo irá mostrar como funciona a TROCA e a PASSAGEM de plantões.
O comportamento de ambas é muito similar, selecione o plantão que deseja e faça uma proposta para um colega, veja abaixo.
1. Como trocar um plantão?
A troca de plantão se caracteriza por escolher um plantão, o colega e o plantão deste colega que deseja pegar em troca.
- Escolha o plantão que deseja trocar;
- Nas opções, clique em passar/trocar;
- Busque o colega com quem deseja trocar;
- Escolha o plantão deste colega que deseja em troca do seu;
- Se necessário, informe a justificativa para essa movimentação;
- Clicar em propor troca;
2. Como passar um plantão?
Diferente da troca, a passagem se caracteriza por não existir outro plantão envolvido. É como se fosse a "doação" do plantão, o profissional não pega nada em troca.
- Escolha o plantão que deseja passar;
- Nas opções, clique em passar/trocar;
- Busque o colega que irá assumir o seu plantão;
- Se necessário, informe a justificativa para essa movimentação;
- Clicar em passar plantão;
3. Justificativa
Ao realizar uma proposta de troca ou passagem, o profissional pode inserir uma justificativa, isso auxilia a coordenação a saber o motivo desta movimentação, agilizando o processo de aceite ou recusa da mesma.
Algumas empresas podem exigir obrigatoriedade da justificativa para a troca ou passagem.
4. Como acompanhar?
Você pode acompanhar todas as propostas de trocas ou passagens no menu de pendências do aplicativo,
Esse agrupamento é bastante útil não só para ver as propostas que você realizou, mas também as propostas que outros colegas fizeram para você.
5. Mudei de ideia, e agora?
Enquanto a proposta de troca ou passagem não tiver resposta, seja do coordenador ou do outro profissional envolvido, você pode cancelar o pedido a qualquer momento, para isso, localize a troca/passagem que está pendente e clique na opção cancelar proposta.
6. Perguntas frequentes
- Solicitei uma troca, mas aparece como pendente, o que significa?
- Toda proposta precisa do aceite do profissional requerido e, em algumas empresas, aprovação da coordenação. Somente depois de todas as partes concordarem que a troca será realizada.
- Meu colega aprovou a troca/passagem que eu solicitei, mas ainda consta como pendente, o que fazer?
- Recomendamos que verifique com a sua coordenação se é necessária a aprovação deles ou se a troca/passagem já foi realizada de forma manual pela própria empresa.
- Não encontro a opção de troca ou passagem, por quê?
- Confirme com a coordenação da empresa se essa opção está disponível para o seu setor.
- Verifique a data do plantão, pois não é possível trocar ou passar um plantão que já aconteceu.
- Não encontro o nome do meu colega para trocar, o que fazer?
- Não é possível realizar trocas entre profissionais de profissões diferentes.
- Verifique com a coordenação se o profissional em questão está vinculado ao mesmo setor que você participa.