Visando dar mais facilidade na criação de escalas, o Pega Plantão criou a Escala Modelo, que permite aplicar um modelo de escala previamente definido em um período específico. 

Caso você tenha outras dúvidas, acesse: Criar, alterar e excluir Escala Modelo.

1. Abaixo temos um modelo de escala preenchido de maneira simples. Podemos aplicar este modelo de escala de diversas maneiras e no período que desejarmos.


2. Primeiro escolha a data de início e data fim para a aplicação da escala, essas opções estão no menu do lado direito.


3. Note que há duas opções diferentes de aplicação de escala modelo.


4. Manter das da semana: Na animação abaixo você verá um exemplo de preenchimento das cinco semanas, quando o padrão de replicação é para todo o mês. Lembrando que a quantidade de semanas nesse tipo de aplicação, deve ser exatamente cinco. Outro detalhe importante é que o primeiro dia da semana da escala modelo, corresponderá ao primeiro dia da semana do período de aplicação, por exemplo, a primeira segunda do período de aplicação, será a mesma segunda da escala modelo.


5. Circular: Na imagem abaixo há um exemplo do preenchimento de apenas duas semanas, quando a escala possui plantões quinzenais. Você poderá escolher quantas semanas você desejar, se escolher 4 semanas por exemplo, essas 4 semanas serão circulares. Se escolher 3 semanas, essas 3 semanas vão girar.
 

6. Após escolher o período de aplicação e o tipo de aplicação, clique em Aplicar. Assim a escala modelo será aplicada no período selecionado.

Lembrando que por padrão, ao adicionar um Novo Modelo, o sistema já vem com a Quantidade de Semanas preenchida com 5 , caso você venha a utilizar um modelo Circular , deve-se alterar também a quantidade para que o sistema considere apenas este valor. Por exemplo, em uma quinzenal, preenche-se a Quantidade de Semanas  para duas semanas.